diletto - di.let.to - sm 1. deleite, delícia. 2. divertimento, prazer, satisfação, gozo.

sapore - sa.po.re - sm 1. sabor, gosto. 2. fig gosto bom, delícia.



quinta-feira, 24 de março de 2011

RISOTO À MINHA MODA (ou GOROROBA DA TIA LU)

A resenha:
Não sei de onde tirei esta receita, na verdade. Acho que apenas resolvi misturar arroz branco ao frango desfiado ao molho que fazia, e as crianças amavam. Fez sucesso, fiz mais uma vez, e outra... e se tornou "o" prato de dias de festa. Tem que ser feito com tempo - o segredo é deixar tudo cozer com calma e paciência, mas é muito prático e gostoso. E foi apelidado de gororoba porque toda vez que eu fazia o papai chegava para o almoço, destampava as panelas e invariavelmente dizia: "Ah, benhê! Não acredito que a Lu fez aquela gororoba de novo!"
O mais engraçado é que ele fazia questão do feijão, do arroz, da carne. Mas comia o risoto, "só pra não fazer desfeita". Saudades, seu Ney. Infineterna.

Ingredientes
Alho (quatro dentes grandes, picados)
Cebola (uma grande, bem picadinha)
Tomates (quatro, bem maduros, sem pele, bem picadinhos)
Pimentão (um grande, sem pele, bem picadinho)
Peito de frango (um, sem pele, picado em pedaços grandes)
Arroz (duas xícaras de chá)
Ervilhas (1/2 lata)
Milho em conserva (1 lata)
Azeitonas sem caroço, picadas (uma xícara)
Óleo (duas colheres de sopa)
Sal, Pimenta, Cebolinha, Salsinha

Como fazer
Frite o alho no óleo e acrescente o frango. Deixe cozinhar até secar a água e começar a fritar, então vá mexendo até dourar bem. Não tenha medo de queimar, ok? Vá mexendo até dourar bem. Coloque um pouquinho de água e continue fritando em fogo brando, até ficar bem dourado: o frango vai se desmanchar em pedaços bem pequenos. Acrescente a cebola, misture e deixe fritar bem. Tempere com sal e acrescente o tomate e o pimentão, mexa e deixe cozinhar até que o molho formado seque. Acrescente o arroz, mexa bem e refogue um pouquinho. Acrescente água fervente (cerca de quatro xícaras), misture bem e deixe cozinhar em fogo médio. Quando estiver secando, coloque a ervilha, o milho, a azeitona e mexa bem. Se necessário coloque mais água. Cheque o tempero, se preciso coloque mais sal. Tempere com a pimenta, o tempero verde bem picadinho e desligue o fogo. Regue com um fio de azeite de oliva. Lembre-se, risoto tem que ter molho, senão não é risoto!

Apresentação:
Servir com queijo ralado (mais gostoso se for minas, que derrete sobre o risoto!) e batata palha.
Na próxima vez que nos reunirmos, tiro fotos e coloco aqui.